WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

Tudo o que você precisa saber sobre link dedicado e rede ponto a ponto

Conheça as principais vantagens em se obter um link dedicado ou uma rede ponto a ponto e as diferenças entre as duas.

Sempre que vamos optar por algo novo, procuramos saber um pouco mais sobre a tecnologia que será utilizada para temos certeza de que vai ser mais efetivo em nosso dia a dia.

Rede ponto a ponto

Rede ponto a ponto, do inglês, significa peer-to-peer ou P2P, é um formato de rede de computadores onde cada ponto da rede se torna tanto um cliente quanto um servidor, permitindo a troca de informações entre si ou até mesmo compartilhando periféricos que estão conectados à rede, como por exemplo impressoras.

Por não se basear em uma arquitetura cliente-servidor, o modelo ponto a ponto tem uma vantagem de não depender de servidores interconectados, fazendo com que qualquer um tenha acesso aos nós da rede.

Esse tipo de arquitetura de rede se tornou conhecida devido ao seu compartilhamento de ficheiros. No entanto, as redes P2P são utilizadas para várias outras áreas, tais comoarmazenamento distribuídos em meios acadêmico e científico e telecomunicações, entre outras.

Em grande parte das redes baseadas nesse modelo, torna-se difícil os usuários rastrearem em qual computador está a informação, devido os dados geralmente estarem armazenados em vários computadores.

As mensagens/pacotes que são enviadas utilizando essa rede podem ter um tempo de transito significativo devido ao circuito virtual que escolhe um caminho de origem e destino que não são definidos, utilizando o melhor caminho disponível no momento.

Link dedicado

O link dedicado é diferente, sendo que o acesso se torna exclusivo na transmissão de dados, aumentando assim a estabilidade e a acessibilidade a altas taxas de transferência, evitando congestionamentos de rede e obtendo maior desempenho em todo o sistema.

Nesse serviço, tornam-se mais rígidos os níveis de tolerância, pois quando a empresa contrata um serviço de 100 Mbps, ela terá essa velocidade o tempo todo, não importando o horário do dia ou da semana que utilizar esse serviço, evitando o inconveniente da famosa franquia de dados, uma vez que a Anatel obriga a entrega de somente 30% da velocidade nominal.

Um aspecto que se torna interessante é que pode-se ter a possibilidade de customização do contrato conforme suas necessidades técnicas, evitando contratar serviços com menor eficiência que o necessário, visto que a produtividade tende a aumentar devido a cada um dos colaboradores que acessam a banda.

Devido a ser um serviço superior, o link dedicado exige um custo mais elevado, já que sua instalação é mais demorada e sua manutenção mais complexa, já que não utiliza linha telefônica, além de que sua aquisição geralmente é mais disponibilizada para pessoas jurídicas devido os seus longos contratos.

Se quiser receber mais materiais exclusivos sobre rede ponto a ponto e links dedicados, não deixe de assinar a nossa newsletter.

VOLTAR