WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

O crescimento da Cloud Computing no Brasil

Confira o crescimento e o impacto que a Cloud Computing está tendo no ambiente nacional.

A cloud computing vem sendo utilizada em diversos meios e ganhando cada vez mais espaço na vida dos usuários, não apenas no uso doméstico, onde também teve crescimento, mas principalmente no ramo empresarial, onde ganha grande destaque.

A utilização da cloud computing nas empresas já é realidade em várias partes do mundo e a expectativa é que esse modelo siga em franco crescimento nos próximos anos.

Mais investimentos em cloud computing

Um relatório feito pela IDC (International Data Corporation) mostrou que a América Latina terá, em 2018, um aumento de 40% nos investimentos para soluções de cloud computing e que esse índice tende a aumentar ainda mais em 2020, sendo o mercado brasileiro um dos maiores contribuintes para esses resultados.

Segundo o relatório Global Cloud Index da Cisco, até 2018 as cargas de trabalho na nuvem serão em Software-as-a-Service (SaaS) com 59%, seguido pela Infrastructure-as-a-service (IaaS) com 28% e, por último, a Platform-as-a-Service (PaaS) com 13%. Porém, os especialistas destacam que a IaaS e a PaaS podem crescer mais com o passar do tempo.

A expectativa é que até 2018, 31% das cargas de trabalho em nuvem estejam em centros de dados públicos e os outros 69% estarão em centros de dados em nuvem privada.

Já uma pesquisa realizada no Brasil pelo grupo Capgemini, com 415 executivos de tecnologia de diferentes empresas de médio a grande porte, públicas e privadas, mostrou que atualmente a cloud computing não tem nenhum modelo predominante no mercado brasileiro. Porém, de acordo com a mesma pesquisa, 76% dos entrevistados tendem a aderir ao modelo de cloud privada nos próximos anos.

Nesse cenário, a tendência é que as empresas adotem, gradativamente, o modelo de nuvem privada. Estimativas mostram que em 2019 a nuvem privada irá tornar-se preferência para a maioria dos executivos de tecnologia, deixando o modelo público “puro” de lado.

Esse crescimento ocorre porque a nuvem privada oferece inúmeros benefícios aos ambientes de TI das empresas, como um constante crescimento da qualidade do serviço, redução da infraestrutura e uma excelente segurança dos dados. Se você quiser entender mais sobre as diferenças entre cloud pública, híbrida e privada, temos um artigo sobre o assunto.

Cloud computing já é realidade no Brasil

Como vimos, a computação em nuvem já faz parte do planejamento das empresas brasileiras e a combinação dos modelos públicos, privados e híbridos, tornaram-se uma ótima opção para as empresas de grande e médio porte.

Os dados dessas pesquisas mencionadas em nosso artigo mostram que os executivos brasileiros têm sido cada vez mais atraídos pelos benefícios da cloud computing e pela possibilidade de adaptação às necessidades do negócio e à capacidade de investimento das empresas.

Se você quiser saber mais, assine a nossa newsletter e receba mais materiais exclusivos sobre assuntos relacionados à computação em nuvem.

VOLTAR