WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

Hospedagem x Cloud Computing:
para que serve cada um?

Confira as principais características e vantagens da utilização de Hospedagens e Cloud Computing.

Quando pretendemos criar um site e mantê-lo na internet, temos que pensar em uma forma de armazenar os arquivos, para que fiquem sempre à disposição dos usuários. Isso geralmente traz uma pergunta a muitos, qual serviço devo utilizar para meu negócio, Hospedagem ou Cloud Computing?

Cada um traz uma série de benefícios, que podem definir qual é o melhor para cada empresa.

A escolha entre os dois tipos pode ser determinada por meio do trabalho que cada empresa desempenha. Assim, o cliente procura o melhor serviço que atenda suas necessidades.

Os planos de hospedagem possibilitam um limite de transferência e armazenamento que pode ser medido em Megabyte (MB) ou em Gigabyte (GB).

Escolher  a hospedagem geralmente é útil para alguns sites institucionais, pequenas lojas ou até mesmo um blog; pois o custo geralmente é baixo, sendo vantajoso nesses casos.

Outra vantagem da hospedagem é que seus usuários tem uma simplicidade para instalar e manter o site com a técnica de “clique e arraste” facilitando muito o processo.

O seu suporte técnico também facilita bastante, por ser garantido pela maioria dos sites de hospedagem que oferecem o serviço, evita problemas com o site.

A hospedagem logicamente tem suas desvantagens, que costumam surgir quando há um aumento gradual no volume do tráfego.

Quando o tráfego aumenta, acaba trazendo uma disputa de recursos do servidor com os outros clientes contratantes do serviço de hospedagem, o que pode levar o site a ser sobrecarregado e ficar fora do ar.

Quando escolher Cloud Computing?

Uma outra opção que pode ser ideal é utilizar a Cloud Computing, que é bastante indicada para sites que vão crescer com uma maior rapidez.

Páginas com grande tráfego de usuários diariamente, o que é normal em sites de compras de grande porte, ou grandes empresas que recebem vários e-mails corporativos todos os dias.

Por ser 100% dedicado ao cliente que o contrata, o Cloud Computing tem mais flexibilidade e desempenho.

Com um serviço em nuvem o contratante tem total controle sobre sua aplicação, podendo realizar processos que sejam realmente robustos e de altíssimo desempenho.

Alguns dos serviços de Cloud Computing passaram a oferecer serviços de encriptação integrados nas suas ofertas de armazenamento.

Essas novas ferramentas de segurança ajudam na contenção de dados, evitando o vazamento de informações que não podem ser abertas ao público geral.

Além disso, quando você contrata o Cloud Computing, as questões de segurança e atualização dos servidores passam a ser de responsabilidade do fornecedor.

As duas opções podem ser utilizadas juntas, já que se o cliente estiver com um site novo, pode optar por ter um serviço de hospedagem para evitar gastos desnecessários.

Quando perceber o crescimento do site, o cliente poderá optar pela migração para o serviço de Cloud Computing.

Lembrando que sempre vai depender da real necessidade de cada empresa e que rumo vai tomar em seu negócio. Sendo sempre importante para seus clientes que vão utilizar o site.

Se você tiver interesse em saber mais sobre a cloud computing e hospedagem não deixe de assinar a nossa newsletter.

VOLTAR