WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

Descubra 10 vantagens e 5 desvantagens dos servidores virtuais

Conheça as principais vantagens e desvantagens na utilização de servidores virtuais.

Servidores virtuais são uma ferramenta que possibilita o armazenamento de informações e execução de múltiplos programas, serviços, tarefas e sistemas operacionais em um mesmo equipamento físico.

A implementação em grande escala deste tipo de servidor já é uma realidade sólida, amplamente utilizados por empresas com grande fluxo de informação, seja ela interna ou externa, estes servidores facilitam diversos processos, melhorando o desempenho do seu negócio.

Resumidamente, um software é utilizado para fazer uma simulação de um hardware em que o sistema operacional será executado, mesmo que o equipamento físico não tenha este sistema como nativo, permitindo a possibilidade de testar diversas aplicações sem comprometer o resto do sistema.

Com vários tipos de virtualização, abrangendo tarefas distintas, você pode optar pela opção que melhor se adapta as necessidades de sua empresa.

Mas antes de escolher, conheça abaixo algumas vantagens e desvantagens na utilização de um servidor virtual.

VANTAGENS DOS SERVIDORES VIRTUAIS

  1. Redução de custos em espaço físico, energia e pessoal
  2. Facilidade e centralização na administração do Servidor
  3. Instalação descomplicada
  4. Adaptação e balanceamento dinâmico dos recursos do servidor
  5. Manutenção e suporte mais simples
  6. Novos servidores disponíveis rapidamente
  7. 100% de compatibilidade com as aplicações
  8. Problemas em um dos softwares não afetam os demais serviços
  9. Migração de ambientes facilitada
  10. Maior segurança para informações sensíveis

DESVANTAGENS DOS SERVIDORES VIRTUAIS (E COMO CONTORNÁ-LAS)

  1. Alta utilização de memória ram – A DataCentrics possui um amplo estoque de recursos como processamento storage e memória  que podem alocar de forma rápida e dinâmica sua memória ram, minimizando muito este impacto;
  1. Amplo Consumo de espaço em disco – Com a utilização da hiperconvergência, o ambiente trabalha como uma rede só, evitando o desperdício de espaço. Recursos como processamento storage e memória também podem ajudar na distribuição e balanceamento do espaço.
  1. Dificuldade de mensurar o desempenho do servidor virtual -Disponibilizamos  aos nossos clientes ferramentas de gerenciamento e monitoramento que não só mensuram o desempenho da máquina como emitem relatórios periódicos de forma precisa e sem custo.
  1. Ambientes virtuais necessitam ser monitorados e gerenciados com maior frequência – Nosso background técnico monitora e gerencia pró-ativamente todos os ambientes que estão alocados conosco, este é um padrão DataCentrics baseado em ITIL e faz parte da nossa rotina diária;
  1. A performance dependerá da qualidade da internet e potência do hardware -Temos disponíveis no nosso ambiente conectividade com várias operadoras, 100% redundante, com links full duplex acima de 1 GB de banda, assessoramos o cliente final na topologia e escolha do provedor, e utilizamos equipamentos de ponta das melhores marcas mundiais, além de técnicas constantemente atualizadas.

Vimos nesta postagem que mesmo tendo suas desvantagens, a utilização dos servidores virtuais ainda é a melhor opção para trazer benefícios para a sua empresa.

E você, concorda com este comparativo? Não deixe de comentar abaixo com a sua opinião sobre o assunto. Se gostou deste post, inscreva-se em nossa newsletter e fique sempre bem informado.

VOLTAR