WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

Conheça as diferenças entre cloud privada, pública e híbrida

Confira as principais características de cada tipo de cloud, para que servem e as possível opções de contratação.

Pensando em migrar para um serviço de cloud, mas não consegue escolher entre pública ou privada?

Essa dúvida é muito comum, especialmente quando não se entende muito bem a diferença entre cada serviço. Por isso, no post de hoje, vamos apresentar características de cada tipo de cloud, para que servem e as possível opções de contratação.

Uma coisa que vai te ajudar a decidir (esse é considerado o fator decisivo para muitas empresas) é o nível de segurança necessário ou desejado. Empresas de médio a grande porte tendem a precisar de um nível de segurança mais avançado, com criptografia e proteções contra invasão, entre outros fatores. Tenha bem claro o nível de segurança que você busca, pois esse fator será uma das principais diferenças entre as opções apresentadas. Agora, vamos às descrições dos serviços de cloud.

Cloud pública

O termo “pública” se refere ao local de armazenamento dos dados e à facilidade de acesso dos usuários. Os provedores que sustentam esse modelo padrão de Cloud Computing são controlados por terceiros e o contrato é executado no modelo pay-per-use: o contratante, que pode ser qualquer pessoa, só pagará pelo tamanho do armazenamento utilizado. Em geral, o cloud público é menos seguro mas mais em conta e funciona bem quando se deseja armazenar dados corporativos, por exemplo. É indicado para startups, micro e pequenas empresas que querem se modernizar e parar de armazenar em servidores locais pouco seguros ou computadores próprios.

Cloud privada

É a feita sob medida para a empresa contratante. É a mais indica para médias e grandes empresas, ou que estão em franca expansão, pois o desempenho, tempo de resposta e flexibilidade são muito melhores. Esse modelo de nuvem requer um investimento um pouco maior mas, em compensação, possui um nível de segurança mais avançado, já que ninguém terá acesso sem passar pelo firewall da própria empresa.

Cloud híbrida

Na cloud híbrida, a empresa terá à  sua disposição os dois modelos de clouds apresentados até agora, cujos recursos poderão ser usados de acordo com a necessidade. Esta é uma opção interessante para empresas que precisam aumentar a capacidade do servidor apenas periodicamente e querem ter a possibilidade de modificar a cloud de acordo com a necessidade.

Como escolher entre cloud privada e pública?

Como falamos no texto, dois fatores muito importantes são o valor do investimento e a segurança. Mas existem outras coisas que devem ser levadas em consideração, é claro. Abaixo, algumas perguntas que você pode se fazer para decidir a melhor opção para a empresa. Com as respostas, você pode consultar nossos resumos acima e decidir!

  • A sua empresa possui mais de uma sede? Quantas pessoas acessarão a nuvem ao mesmo tempo?
  • Qual o volume de informação transmitida diariamente pelos servidores da sua empresa?
  • Qual a taxa de crescimento da sua empresa? Você precisará de flexibilidade da nuvem para crescer?
  • Qual o tempo de implantação ideal para a sua empresa?

Com isso, você deve ser capaz de escolher qual a melhor solução para a sua empresa e ficar livre para crescer sem preocupação.

Tem mais alguma dúvida sobre cloud computing e as diferenças entre pública e privada? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo!

VOLTAR