WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

Como migrar sua empresa para o cloud computing

Confira os principais pontos a serem levantados para migrar a sua empresa para o Cloud Computing.

O cloud computing é uma tendência que tem conquistado cada vez mais pessoas e empresas em todo o mundo. Poder armazenar dados, documentos e informações em um espaço que não é físico – e que também não demanda espaço em seu HD – é um excelente benefícios nos dias atuais, já que o armazenamento físico está se tornando cada vez mais escasso e mais caro.

Se você ainda mantém as atividades da sua empresa em registros de papel, ou em vários HDs externos e internos de seus computadores, agora é a hora de começar a mudar a realidade e modernizar o seu negócio. Confira agora o que você deve conferir e saber para migrar a sua empresa, imediatamente, para o cloud computing!

Confira quais informações você precisa armazenar na nuvem

De acordo com o perfil da sua empresa, você já poderá ter alguma ideia de quais documentos, informações e dados poderá armazenar na sua nuvem. Antes de contratar o serviço, avalie bem o espaço que você vai precisar contratar para armazenar as informações do seu negócio, levando em conta que alguns dados que demandam maior sigilo e segurança talvez não poderão ser colocados na nuvem.

Pesquise pela nuvem que se encaixa melhor ao seu serviço

Existem vários tipos de serviços que oferecem o cloud computing para empresas. Eles contam com pacotes de diferentes tamanhos, softwares e plataformas diferentes e até mesmo características como nuvem privada, tercerizada, corporativa e autogerenciada.

Para saber qual tipo de nuvem se adequa à sua empresa, é preciso fazer uma pesquisa extensa sobre as possibilidades de quais serviços você poderá contratar.

Conheça todos os serviços prestados pelo cloud computing que você escolheu

As empresas de cloud computing podem oferecer outros serviços extras para a sua empresa, que podem agregar ainda mais valor ao pacote que você vai contratar. Eles podem oferecer treinamentos para a equipe, backup dos dados armazenados, recuperação de dados perdidos, serviços de manutenção na rede, instalação de firewalls e outros dispositivos de segurança e várias outras vantagens que são agregadas à nuvem, para tornar sua experiência de cloud computing ainda melhor.

Não deixe de pesquisar as políticas do seu fornecedor

Além de conhecer as características, vantagens e serviços do fornecedor de cloud computing que você vai contratar para sua empresa, você precisa também estar ciente de todos os termos relacionados no termo de usuário e políticas de serviço desse prestador de serviço. Isto significa ler detalhadamente o contrato para compreender bem quais riscos estão assegurados, quais são as obrigações do fornecedor e quais são os direitos do contratante. Dessa maneira, você vai assinar um contrato ciente de todas as cláusulas que vão proteger as informações da sua empresa na nuvem.

Tenha uma equipe – ou um funcionário de TI – bem treinado para lidar com essa rede

Para lidar com cloud computing, não existe profissional mais indicado do que alguém que já trabalha com TI. Por isso, sua empresa precisa contar com uma equipe, ou alguns funcionários, nesse campo para lhe ajudar a gerenciar melhor a migração e a utilização de seus dados no cloud computing.

Avalie os benefícios dessa escolha

Migrar a sua empresa para o cloud computing pode lhe oferecer diversos benefícios para o seu negócio. Além da redução de custos, que é o principal motivo que leva donos e gestores de empresas a migrar seu negócio para a nuvem, o cloud computing também oferece mobilidade, agilidade e flexibilidade para a empresa, que poderá ser administrada até mesmo do lado de fora do escritório.

Você ainda tem dúvidas sobre migrar a sua empresa para o cloud computing? Vamos conversar mais sobre esse assunto? Deixe seu comentário e interaja conosco!

VOLTAR