WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

Como funciona a virtualização de servidores

Confira as principais características e vantagens da utilização de Servidores Virtuais.

Quando falamos de virtualização, o grande público é remetido a ideia de que há vários sistemas operacionais rodando na mesma máquina. Na verdade, esse é um dos possíveis conceitos; quando falamos da virtualização de servidores, estamos falando em dividir os seus recursos de hardware.

Esse conceito traz para o ambiente de T.I a ideia de distribuir os recursos de um hardware (servidor físico) em vários ambientes virtuais, trazendo diversos benefícios, como a significativa redução de espaço físico de armazenamento, redução de custos e até mesmo a redução do consumo de energia.

Sendo um tema bastante interessante para muitas empresas de tecnologia, a virtualização é uma técnica que já está no mercado há bastante tempo, acabou por ser realizada pelos softwares de virtualização (VM CMS). Surgida na década de 60, foi utilizada em servidores de grande porte como a IBM, que detinha grande parte do mercado de tecnologia da época.

Depois de muitos anos de pesquisas e testes, a VMWARE deu início a ideia de virtualização com plataformas de arquitetura x86, ajudando assim a redução do processamento das maquinas. Através destas pesquisas, outras empresas, como Intel e AMD, conseguiram aplicar tal tecnologia em seus produtos, popularizando de vez a virtualização de servidores.

Mas como funciona?

A virtualização em servidores nada mais é que uma técnica de execução que permite vários servidores virtuais em um servidor físico. Como dito acima, pode trazer diversos benefícios, deixando de ser apenas tendência para tornar-se uma realidade em diversos setores.

Em nossa atual realidade, em quase todo o serviço há a utilização de algum processo ou servidor virtualizado, tanto que temos exemplo da Cloud Computing que geralmente está ligada a virtualização, uma vez que a ligação entre ambos ocorre na implantação atual da cloud computing.

Quando ocorre a virtualização de servidores, torna-se necessário um software que fará a simulação completa ou parcial de um sistema operacional, podendo ser ou não o mesmo do servidor. Algumas das ferramentas mais conhecidas para essa virtualização são o Hyper-V (Microsoft), ESX (VMWare), Xen (Citrix), entre outros.

Mas, e os benefícios?

Como citado acima, existem diversos benefícios que esse processo pode trazer para uma empresa – porém, ela vem trazendo mais uma série de outros benefícios que veremos a seguir:

O parque de máquinas é menor: Para empresas que têm datacenters grandes, a virtualização traz uma enorme vantagem, já que evita a compra de novos equipamentos e traz uma economia considerável, devido a diversos fatores como a manutenção, refrigeração e consumo de energia.

Automação e gerenciamento: Quando implantado, o sistema de gerenciamento acaba por centralizar as maquinas virtuais de uma maneira bem mais fácil e intuitiva.

Segurança e confiabilidade: Caso surja uma ameaça em uma máquina virtual, as demais não serão afetadas, pois funcionam de maneira independentes.

Uso de sistemas legados: Muitas empresas que ainda utilizam sistemas legados, e que por algum motivo não podem migrar para um sistema atual, podem optar por utilizar uma máquina virtual que seja compatível com seu ambiente.

Ambiente de testes: Evitando riscos em procedimentos de atualização ou mudança de sistema é possível utilizar o ambiente virtual para tais testes, sem comprometer o sistema atual.

Como vimos, a ideia de virtualização, apesar de antiga, ganhou grande destaque nas últimas décadas. Hoje é quase impossível não pensar em ambientes virtualizados, tanto que essa solução vem sendo bem utilizada em várias áreas e atinge quase todos os setores da sociedade.

Portanto, quanto mais o ambiente for virtualizado, melhores são os resultados para sua empresa devido aos seus diversos benefícios, podendo trazer melhorias significativas para cada setor.

Para saber mais detalhes e ter materiais exclusivos sobre a virtualização e virtualização em servidores assine a nossa newsletter.

VOLTAR