WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

Como a TI pode ser uma aliada na estratégia de resultados

Confira como organizar a operação de TI da sua empresa para melhorar seus resultados.

Com o avanço da tecnologia, vários paradigmas vêm sendo desconstruídos nas empresas, principalmente no que se refere aos negócios e à tecnologia da informação.

Alinhar todas as áreas da organização, incluindo a TI, objetivando os mesmos resultados tem sido uma das principais demandas e um grande desafio para os gestores.

Alinhando estratégias

A principal dificuldade é alinhar as estratégias da empresa, com foco nos negócios, mesmo que este nem sempre seja um dos objetivos principais da própria área de TI. Nota-se também que ainda não há um consenso sobre o papel da TI dentro do negócio, onde a área é vista apenas como aquela que sustenta os sistemas e resolve problemas relacionados à informática.

Para que a empresa obtenha resultados mais satisfatórios, é preciso que esta visão errônea seja revista. Isso fará com que o negócio fique mais competitivo no mercado. Para tanto, é preciso que, além de fazer o habitual, ou seja, trate dos problemas que venham a acontecer e mantenha os sistemas em pleno funcionamento, a TI tenha uma visão antecipada desses problemas, a fim de minimizar as chances de que eles ocorram. Manter um canal de diálogo permanente com todas os setores da empresa também é primordial, pois será através deste contato constante que será possível entregar melhorias contínuas à organização.

Mas como a TI poderá colaborar ainda mais, frente à alta demanda já suportada pela área? Uma das elementos mais defendidos é a inovação. Através da revisão de processos e procedimentos, com novas ideias, será possível tornar a função da TI mais otimizada, ágil e funcional, o que fará com que a área tenha mais tempo para pensar de forma mais específica e estratégica.

TI contribuindo nos resultados

Outro elemento no qual a TI pode ser essencial é na contribuição para que o negócio consiga definir o seu desempenho de forma mais certeira. O retorno de investimentos ainda é um cálculo muito complexo para a maioria das organizações e a entrega de dados que possam vir a colaborar para que a sua margem de erro seja diminuída deve ser um dos objetivos da TI também. Com este cálculo feito de maneira mais correta, a decisão sobre os investimentos da empresa também poderá ser melhor decidido, diminuindo assim a chance de erros.

Apesar de ser uma área extremamente técnica, a tendência é que para a área de TI colaborar melhor com os esforços gerais da organização, profissionais mais alinhados aos negócios comecem a liderar este setor dentro das empresas. O alinhamento entre o conhecimento técnico somado a um pensamento mais estratégico pode trazer benefícios importantes quando se estiver pensando em resultados melhores.

Estas são apenas algumas ideias que devem ser amadurecidas e, com o tempo, podem ser implementadas pelos gestores das empresas. As empresas mais antenadas já trouxeram a TI para o grupo dos que trabalham com a mesma estratégia para obter melhores resultados. Ainda há muito o que fazer, mas é importante salientar que, nos dias de hoje, a tecnologia da informação é um setor imprescindível para qualquer empresa que queira alcançar novos patamares no mercado.

O setor de TI já atua de forma estratégica para alavancar seus negócios? A área colabora para oferecer melhores resultados? Faça uma análise dentro da sua empresa, encontre um ponto de equilíbrio e busque a melhor maneira de integrar todos os setores, alinhando suas estratégias em um único objetivo: resultados.

VOLTAR