WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

Como a Cloud Computing é utilizada como solução

Confira como funciona a Cloud Computing e como ela pode otimizar os processos da sua empresa.

Quem pensa que cloud computing é somente restrito a armazenamento e recuperação de dados na internet está longe de compreender o conceito completo dessa solução.

Basicamente temos três vertentes que compõem a cloud computing e que se usadas pelas empresas podem vir a se tornar mais ágeis e trazer inovações no mercado:

  • SaaS – Software como Serviço: Fornece aplicativos online para os clientes.
  • IaaS – Infraestrutura como Serviço: Autoriza a criação e acesso a sistemas operacionais online, sob demanda.
  • PaaS – Plataforma como Serviço: Plataforma para criação de softwares online.

Entre essas três vertentes, a SaaS vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, pois ela oferece serviços diferenciados que podem ser acessados por determinados aplicativos e por qualquer dispositivo.

A maioria das pessoas que trabalham na área de TI defende que a nuvem é o futuro da tecnologia, mas será que isso é uma realidade? Aparentemente sim, pois muitos departamentos de TI estão adotando uma mentalidade de priorização da cloud. Porém, nem todas as situações exigem o uso da nuvem e para isso surgiu o conceito de TI híbrida.

A solução de TI híbrida consiste em conectar a nuvem (seja o software ou a SaaS) em todos os dispositivos locais, mesmo que a conexão sirva apenas para analisar credenciais ou transferir dados comerciais.

Essa solução vem crescendo e ganhando destaque, segundo o estudo global conduzido pela Vanson Bourne a pedido da fabricante EMC, pois se tornou a solução preferida das empresas para poder obter mais agilidade e segurança.

Definindo a TI híbrida

Se analisarmos, o modelo híbrido é utilizado por grande parte das empresas de alguma forma e que, seja qual for seu estágio no processo de adoção da nuvem, ainda há muito por vir. A pergunta principal é como isso acontece: o termo “nuvem” descreve um conjunto de tecnologias, que pode ser usado de diversas formas.

A seguir, vamos explorar quatro maneiras nas quais uma organização de TI pode seguir o caminho da nuvem como solução para a adoção da TI híbrida.

1. Fazendo testes/desenvolvimento na nuvem

Os ambientes de testes são bem conhecidos por terem alto controle de segurança, justamente para evitar problemas futuros. Isso acaba tornando as soluções em nuvem ideais, pois trazem grandes vantagens para a empresa e são uma ótima maneira para as equipes de desenvolvimento adquirirem experiência com tecnologias da nuvem.

2. Migrando aplicativos para a nuvem

Muitas empresas utilizam a ideia de migrar seus trabalhos ou componentes de aplicativos para nuvem. Grande parte dos aplicativos que utilizam a web, por exemplo, devem armazenar imagens, bem como arquivos e vídeos grandes na nuvem, onde eles podem aproveitar as vantagens de um CDN, obtendo a carga de servidores da web.

3. Desenvolvendo aplicativos para nuvem

Aplicativos para nuvem já são especificamente projetados para ela, aproveitando o máximo dos serviços da nuvem e adotando princípios de DevOps, implementando o desenvolvimento e integração contínuos.

4. Tendo dados essenciais para o negócio na nuvem privada

Grande parte das empresas optam pela nuvem privada nos departamentos de TI, utilizando um serviço de software flexível, mensurável e escalável. Esse tipo de nuvem possui um alto nível de desempenho e segurança dos dados, sendo  a infraestrutura ideal para hospedar sistemas de missão crítica como ERP, CRM, BI, sistemas de gestão, entre outros.

Todos os pontos levantados acima mostram que, independente da arquitetura que você utilizar, é importante ter o conceito de nuvem em mente, pois com ela se traz novas práticas, ferramentas e processos que favorecem o desenvolvimento das operações de TI.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, em outro artigo falamos sobre as diferenças entre cloud privada, pública e híbrida.  Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais materiais exclusivos sobre cloud computing.

VOLTAR