WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

CAPEX ou OPEX:
como investir em TI sem ter prejuízo?

Conheça as características do CAPEX e OPEX e otimize os investimentos da sua empresa.

O sucesso de sua empresa depende do planejamento de custos com serviços e mão de obra, pois muitas vezes esse planejamento vai definir o rumo que sua empresa ou projeto irá tomar. Se você realiza o plano de infraestrutura, pense em serviços como OPEX, pois, a longo prazo, tratá uma economia em cima da depreciação contábil e tecnológica de seu produto.

Os custos com CAPEX (CAPital EXpenditure), que são custos com bens materiais ou investimentos em bens materiais, contam com um investimento maior do que gastos com OPEX (OPerational EXpenditure), que são custos operacionais. O planejamento do custo que você utilizará em cada área do seu projeto ou empresa é de extrema importância.

Veja os custos x benefícios

Os serviços terceirizados estão ganhando o mercado. O custo X benefício da empresa em manter, por exemplo, o serviço de outsourcing de impressoras que contempla o serviço de manutenção e troca da impressora, é mais rentável que comprar uma impressora e ter um produto que não trará, muitas vezes, o serviço de manutenção.

Relacione os valores x vantagens

No CAPEX, enquanto você gasta, por exemplo, em média R$32.000,00 para 10 computadores novos, no OPEX você gasta um valor simbólico mensal para ter o serviço de locação de infraestrutura de TI em sua empresa, que contempla também o serviço de manutenção. Então para o planejamento de sua empresa, terá que levar em conta, os objetivos a longo prazo.

Reveja as vantagens a longo prazo

Quando você compra um produto para a sua empresa, ele já está fadado a depreciar, contando desde o momento que é retirado o produto da loja. No OPEX não há depreciação de produtos, pois eles são renovados a partir do contrato com a empresa que realiza o serviço. As depreciações mais calculadas no planejamento de investimento de infraestrutura são contábil e tecnológica, gerando 52% da desvalorização do produto ao ano.

O espaço físico que sua empresa demanda, também deve ser levado em conta. Quando você contrata um serviço para a sua empresa, ele irá exatamente para a estrutura que você pode receber, não gerando acúmulo de mais um espaço para guardar esse material.  

Repense sua forma de planejamento

O que impede, a maioria das vezes, o contrato de OPEX é que ele é a longo prazo, exigindo um planejamento maior da empresa contratante. No CAPEX, a adesão de materiais demanda um investimento muito grande para a compra de materiais e mão de obra.

Cada empresa tem uma solução personalizada, pois os objetivos são diferentes. O OPEX é uma forma otimizada de pensar vários setores. Ele agrega serviços, gerando a centralização do funcionamento interno de sua empresa, além de ser uma forma de experimentação, caso você necessite modificar em aumentar ou diminuir a estrutura, você tem essa flexibilidade dentro do OPEX.

O planejamento é crucial para a definição da melhor modalidade e também para reduzir os custos que sua empresa terá durante a jornada empresarial. Você já iniciou o planejamento, operacional ou capital, pensando em reduzir os custos de sua empresa? Compartilhe conosco sua experiência.

VOLTAR