WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

6 motivos para ter um servidor virtual privado – VPS

Conheça as principais vantagens em trocar a hospedagem do seu site para um servidor virtual privado.

A audiência do seu site cresceu e começou a dar indícios de que os visitantes, em curto espaço de tempo, reclamarão da vagarosidade ou da sobrecarga. Nessas horas, você chega à conclusão que a hospedagem tradicional de sites não dá conta de certas situações e precisa de ajuda. O que fazer? Contratar um servidor virtual privado – VPS. Falaremos um pouco dele e dos motivos para tê-lo!

O que é um servidor virtual privado – VPS

Um servidor virtual privado – VPS é um servidor que se situa entre a hospedagem comum utilizada maciçamente na internet e o servidor dedicado (exclusivo). Enquanto na hospedagem compartilhada seu site é armazenado no mesmo espaço e com os mesmos recursos de centenas de outros sites, o servidor dedicado é exclusivo de apenas um cliente.

O VPS fica no meio do caminho, por abrigar alguns poucos clientes. É um servidor dedicado em um ambiente compartilhado. Por isso, apresenta recursos e limites muito maiores se comparados à forma tradicional de hospedagem. Em geral, você verá que vale a pena!

Liberdade de uso da máquina

No VPS, o cliente pode configurar a máquina conforme desejar, instalando aplicações e programas que julgar convenientes. Isso não é possível em uma hospedagem tradicional, já que essa liberdade de uso da máquina só é possível por meio da virtualização do servidor. O cliente terá todas as ações comuns, como reiniciar o computador

Armazenamento e aumento de recursos

Os planos de hospedagem compartilhada não permitem armazenas um número grande de arquivos, mas o VPS pode funcionar como repositório, já que tem espaço de armazenamento definido.

Por ser virtual, ele permite o fácil aumento de recursos no servidor por meio de upgrades, como expansão da memória e de processamento, e o melhor: o cliente pode realizar essas melhorias no painel de controle da hospedagem. Uma dica: dependendo do montante das melhorias em recursos, o custo pode ficar elevado e não compensar manter um VPS. Fique atento!

Baixo custo

Obviamente, por ser mais personalizado para determinados clientes, o VPS tem um custo mais elevado do que a hospedagem tradicional. Porém, quando comparado a um servidor dedicado, é bem mais em conta, uma vez que os custos com o servidor VPS é divido entre alguns clientes, o que resulta num bom custo-benefício.

Cabe lembrar mais uma vez que, quanto maior a expansão de recursos, maior o custo, podendo inclusive ultrapassar os planos básicos de servidor dedicado.

Recursos dedicados

O servidor virtual funciona em um servidor físico de ambiente compartilhado, mas tem seus recursos e capacidades (memória e espaço em disco) definidos e separados em cada ambiente (área privada e exclusiva). Isso quer dizer que um site não influi no funcionamento de outro site hospedado no servidor, porque existe a área exclusiva, como se cada site tivesse seus próprios recursos dedicados e seu próprio servidor.

Outras vantagens

Apesar dos 4 motivos principais para ter um servidor virtual privado, ele apresenta outras vantagens, como:

  • Maior nível de segurança e privacidade, quando comparado à hospedagem tradicional;
  • Manutenção no servidor realizada pela própria empresa de hospedagem;
  • Customização das configurações de firewall; e
  • Utilização do próprio sistema operacional.

Já tem motivo de sobra pra você adquirir seu servidor virtual privado – VPS. Quer contar pra gente algum outro?

VOLTAR