WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

5 mitos sobre o Cloud Computing

Conheça os principais mitos criados sobre o Cloud Computing.

O cloud computing ainda parece uma solução futurística para muitas pessoas, algo que se vê em filmes de robôs, mas as soluções em nuvem já estão disponíveis há muitos anos em diferentes formatos.

Quer saber algumas empresas que trabalham com nuvem e que você muito provavelmente consome todos os dias? Facebook, Dropbox, Gmail e sistemas de bancos já são todos hospedados em nuvem, por exemplo.

Ainda assim, a falta de informação sobre esse tipo de sistema, que muitos ainda não acreditam que é tão popular assim, fez com que surgissem mitos, muitos deles prejudiciais. Hoje, trouxemos os cinco principais com os devidos contra-argumentos necessários para finalmente te fazer investir cloud computing.

1. Cloud computing não é seguro

Segurança é, possivelmente, o principal medo de quem quer investir em nuvem para a sua empresa. Esse medo é gerado pelas novidades tecnológicas apresentadas nesse tipo de sistema, que geram desconfiança nos usuários. Mas as soluções em nuvem possuem diferentes níveis e padrões de segurança, do firewall mais básico ao mais complexo. Tudo dependerá do tipo de projeto, da necessidade do cliente e das boas práticas adotadas na empresa, claro.

Além de ter um sistema mais seguro, o cloud computing protege contra outros problemas físicos, como perda de dados por queima de placas, roubo físico dos computadores onde estão armazenadas as informações ou inundações, por exemplo.

2. Cloud computing é caro

O investimento inicial para a implantação de um sistema de cloud criou o mito de que essa tecnologia é cara, o que não é verdade. Na verdade, a médio e o longo prazo, a tendência é que o valor pago inicialmente acabem diminuindo gastos com manutenção, reduzindo o retrabalho e otimizando os fluxos de informação de todos os funcionários. Também vale ressaltar que esse tipo de contratação tende a ter um valor menor do que data centers do mesmo porte na própria empresa.

3. Somente grandes empresas podem usar serviços em nuvem

Se você possui uma pequena ou média empresa que emprega estratégias de mídias sociais no Facebook então já está utilizando serviços em nuvem, invalidando esse mito. É claro que tudo dependerá do que você está procurando, mas existem soluções de cloud para empresas de todo tipo, porte e segmento. Basta encontrar a melhor opção para as suas necessidades.

4. A transição para a nuvem é demorada

Em geral, essa transição é menos demorada do que uma mudança para outros sistemas mais tradicionais, como data centers, do mesmo porte. A elaboração e construção do projeto de cloud dependerá das necessidades requisitadas pela empresa, mas a tendência é que esse processo demore no máximo 90 dias. Surpreendente, não?

5. Trabalhar com cloud é muito complicado

O grande nível de inovação associado com cloud computing pode acabar intimidando o empresário e criando a ilusão de que é algo complicado. Os serviços em nuvem chegaram para simplificar e otimizar os processos internos das empresas, então foram feito para não serem difíceis. Claro que será necessário um treinamento com a sua equipe mas, uma vez implantado, a tendência é que o trabalho flua mais facilmente.

Como você pode ver, a maioria dos mitos sobre cloud computing surgem a partir da falta de informação e compreensão sobre os avanços tecnológicos. Esperamos que as informações trazidas aqui tenham ajudado a desmistificar alguns desses receios.

Ficou com alguma dúvida em relação aos mitos sobre cloud computing? Deixe nos comentários que a nossa equipe te responde!

VOLTAR