WhatsApp DataCentrics Corporate Cloud Telefone DataCentrics Corporate Cloud
55 51 3021-0300

3 formas de reduzir custos na área de TI

Confira as 3 principais formas de reduzir custos na área de TI e otimizar o orçamento da sua empresa.

As transformações na administração e gestão das empresas, bem como a crise na qual o país está inserido atualmente, fazem com que os gestores de TI das organizações tenham que pensar em novas metodologias, ajustar processos e, principalmente, que busquem sistemas de TI cada vez mais eficientes que façam com que seus custos sejam reduzidos.

Conforme já falamos, a redução nos investimentos é uma realidade de mercado, e a área de TI deve ser aliada das outras áreas no desafio de reajustar os custos da empresa. Devido aos altos valores de investimento e manutenção da infraestrutura e dos sistemas de TI, a área tem um papel importante neste momento.

Para começar, é importante que o setor reveja suas metas, dando ênfase àquilo que vá ao encontro dos objetivos principais da empresa, mostrando para a administração seu empenho. Abaixo vamos relatar algumas formas específicas para que a área de TI possa colaborar na redução de gastos.

1. Virtualize os servidores

Com todas as tecnologias de servidores disponíveis no mercado, não é mais primordial que sua empresa mantenha uma estrutura física própria de servidores. Obviamente que virtualizar os servidores depende da análise da necessidade de cada organização, mas atualmente já há a opção de virtualizar as estruturas sem perder eficiência, a fim de reduzir drasticamente as despesas.

Você ainda tem a opção de otimizar seus servidores, executando um ou mais servidores virtuais em cima de um físico. Isso vai permitir que você continue utilizando seus recursos (rede, datacenters, hardwares e plataformas), mas garantindo a segurança e otimizando a estrutura que você já possui. Segundo especialistas, virtualizar os servidores pode trazer uma economia de até um terço no valor investido nisso.

2. Invista no BYOD ou crie planos para dispositivos móveis

Outra tendência que temos verificado em empresas que desejam reduzir custos na área de TI é a possibilidade de deixar com que os funcionários utilizem os seus próprios dispositivos móveis para trabalhar, o chamado BYOD (Bring Your Own Device). Esta ação pode reduzir os custos de TI em até 15%, porém, é importante ressaltar que para que este procedimento seja implementado, é necessário muita atenção no que diz respeito à segurança da informação.

Por outro lado, se na sua empresa o BYOD ainda está longe de se tornar realidade, verifique a quantidade de dispositivos que são utilizados pelos seus funcionários e faça um planejamento adequado, assim você poderá negociar planos de dados mais acessíveis com as operadoras.

3. Otimize suas parcerias ou terceirize os serviços

Outra ação que pode ser implantada para a redução de custos é rever as parcerias e os fornecedores da área de TI. Uma vez que você consiga manter uma relação comercial mais duradoura com seus fornecedores, com o tempo, será mais fácil negociar os valores de novos serviços.

Se isso não for possível, a melhor opção é terceirizar alguns serviços. A terceirização ajudará a reduzir custos, melhorar os seus resultados e fará com que a empresa tenha contatos com novos profissionais, aumentando ainda mais a sua cadeia comercial.

Além de haver inúmeras outras, com estas três ideias já será possível reduzir consideravelmente as suas despesas. Na sua empresa, quais ações são tomadas para ajudar reduzir custos na área de TI? Compartilhe conosco as experiências deixando seu comentário.

VOLTAR